Glossário

Empacotamento

Os geradores de sites estáticos geralmente usam o empacotamento para combinar vários arquivos em um único arquivo. Isso geralmente inclui arquivos HTML, JavaScript e CSS. Isso geralmente inclui arquivos HTML, JavaScript e CSS. O empacotamento também pode converter ativos como imagens e fontes em URLs de dados e adicioná-los ao pacote. Reduzir o número geral de arquivos individuais que precisam ser baixados pelo navegador significa menos solicitações e, portanto, pode resultar em tempos de carregamento de página mais rápidos.

Rede de distribuição de conteúdo (CDN)

Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN – Content Delivery Network) é uma rede geograficamente distribuída de servidores que trabalham juntos para fornecer conteúdo de sites e outros ativos digitais aos usuários. Os CDNs são projetados para melhorar o desempenho, a confiabilidade e a escalabilidade, reduzindo a latência e otimizando a transferência de dados.

O CDN da Kinsta consiste em vários servidores Edge estrategicamente localizados em várias localizações geográficas próximas aos usuários finais. Na Kinsta, usamos a rede de entrega de conteúdo (CDN) do Cloudflare, com 260+ locais para hospedagem de sites estáticos.

Conteúdo dinâmico

O conteúdo dinâmico é gerado ou atualizado em tempo real, com base nas interações do usuário, consultas a bancos de dados ou outras fontes de dados externas. Ao contrário do conteúdo estático, que permanece o mesmo para todos os usuários e solicitações, o conteúdo dinâmico pode variar com base em condições específicas ou em informações específicas do usuário. Usando o conteúdo dinâmico, os sites e aplicativos podem se adaptar às necessidades do usuário, oferecer experiências personalizadas e fornecer atualizações em tempo real.

Normalmente, o conteúdo dinâmico é gerado por meio de linguagens do lado do servidor (como PHP, Ruby, Python ou JavaScript do lado do servidor) ou por meio de scripts do lado do cliente com JavaScript, que interagem com APIs do servidor ou recuperam dados de forma assíncrona.

Roteamento inteligente

O roteamento inteligente, também conhecido como roteamento dinâmico, otimiza a entrega de conteúdo de um servidor Edge em um CDN para um usuário com base em vários fatores, como:

  • Localização do usuário
  • Condições da rede
  • Carga e capacidade do servidor
  • Disponibilidade de conteúdo

Os algoritmos de roteamento inteligente empregam técnicas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e análise de dados em tempo real para tomar decisões em tempo real sobre o roteamento de solicitações de conteúdo para o servidor Edge ideal em um CDN para fornecer conteúdo com eficiência.

Minificação

Os geradores de sites estáticos geralmente usam a minificação para reduzir o tamanho dos arquivos HTML, CSS e JavaScript do seu site, removendo caracteres, espaços, quebras de linha e comentários desnecessários. Isso resulta em arquivos menores que exigem menos largura de banda, melhorando o desempenho do site e reduzindo o tempo de download.

Renderização no lado do servidor (SSR)

Um aplicativo SSR é um tipo de arquitetura de aplicativo da web onde o servidor processa a solicitação, executa a lógica necessária, gera o conteúdo HTML e o envia de volta ao navegador do cliente junto com qualquer CSS ou JavaScript associado.

Conteúdo estático

O conteúdo estático permanece o mesmo para todos os usuários e solicitações. Ele é predefinido e não é alterado com base nas interações do usuário ou em fontes de dados externas. Normalmente, o conteúdo estático é armazenado como arquivos e fornecido ao usuário no estado em que se encontra, sem nenhuma modificação.

O conteúdo estático é geralmente armazenado em um servidor web ou em um CDN e pode ser facilmente armazenado em cache por navegadores ou servidores proxy. Como o conteúdo estático não é alterado com frequência, ele pode ser fornecido com eficiência aos usuários, reduzindo a carga do servidor e melhorando o desempenho do site.

Edge

O Edge é uma infraestrutura de rede que coloca o conteúdo geograficamente mais próximo dos usuários finais. Ela amplia os recursos da nuvem ao colocar os recursos e serviços de computação mais próximos dos usuários finais ou dispositivos no Edge da rede. Para obter informações mais detalhadas, consulte nossa documentação do Edge.

Este artigo foi útil?