Edge Caching

O Edge Caching salva o cache do seu site/página Kinsta (que é salvo apenas no centro de dados do seu site) em qualquer um dos 260+ centros de dados da rede global do Cloudflare. Quando os visitantes do seu site carregarem seu site no navegador, as respostas em cache serão entregues no local mais próximo a eles.

O Edge Caching está incluído gratuitamente em todos os planos Kinsta. Ao contrário de algumas soluções de cache semelhantes, não há custo adicional para você, e o Edge Caching não requer um plugin separado.

Habilite o Edge Caching

Para habilitar o Edge Caching, faça login no MyKinsta e vá para Sites WordPress > nome do site > Edge Caching.

O que você deve saber antes de habilitar o Edge Caching

  • No momento, o Edge Caching não respeita variações de cache de geolocalização de escopo restrito (perto das fronteiras do país, estado, cidade). Quando a geolocalização de IP estiver habilitada no MyKinsta (Sites WordPress > nome do site > Ferramentas > Geolocalização), o cache é armazenado em cada local de PoP conforme a localização do primeiro visitante que acessa aquela página específica.
  • As exclusões personalizadas e avançadas do cache do site (como combinações de cookies e URIs personalizados) não são respeitadas pelo Edge Caching.
  • Você pode habilitar o Edge Caching se nossa equipe de suporte não tiver configurado regras de cache personalizadas para o seu site que usem cookies personalizados ou geolocalização.

Clique no botão Habilitar.

Você pode habilitar o Edge Caching no MyKinsta.
Você pode habilitar o Edge Caching no MyKinsta.

No modal/pop-up Habilitar Edge Caching que aparece, leia a lista e clique no botão Habilitar Edge Caching se tudo estiver certo.

Confirme a habilitação do Edge Caching no MyKinsta.
Confirme a habilitação do Edge Caching no MyKinsta.

Se você detectar que regras de cache personalizadas foram adicionadas, um aviso será exibido no modal Habilitar Edge Caching. Se tiver certeza de que essas regras não entrarão em conflito com o Edge Caching, você poderá prosseguir clicando no botão Habilitar Edge Caching. Se você não tiver certeza, consulte um desenvolvedor para ver se as regras de cache personalizadas do seu site serão compatíveis com o Edge Caching.

Quando o Edge Caching estiver habilitado, você verá as configurações do Edge Caching.

Configurações do Edge Caching no MyKinsta.
Configurações do Edge Caching no MyKinsta.

Habilite o cache móvel

Se o seu site identifica navegadores de dispositivos móveis e cria páginas com marcação exclusiva para esses aparelhos, é possível ativar um cache móvel separado para o conteúdo destinado a usuários de desktop. Caso tenha dúvidas sobre essa configuração, é recomendável consultar primeiro o desenvolvedor do seu site.

Quando o Edge Caching estiver habilitado, você poderá habilitar o cache móvel nas configurações do Edge Caching do seu site (WordPress Sites > nome do site > Edge Caching). Clique no botão Habilitar cache móvel para aproveitar o Edge Caching para dispositivos móveis.

Habilitando o Edge Caching móvel.
Habilitando o Edge Caching móvel.

Limpe o Edge Caching

Há algumas maneiras de você limpar o Edge Caching do seu site. Observação: Caso o seu tema ou plugin ativo em seu site tiver cache integrado, recomendamos que você limpe o cache primeiro.

Limpe o cache no painel do WordPress

Se o plugin Kinsta Must Use (MU) estiver instalado, você poderá limpar o Edge Caching (e outros tipos de cache) em seu painel do WordPress. Faça login em seu painel do WordPress e execute uma das seguintes ações:

  • Clique no botão Limpar Todos os Caches na página do plugin Kinsta Cache em seu painel do WordPress.
  • Clique no link Limpar Caches na barra de ferramentas de administração do WordPress.

Qualquer um desses métodos limpará o Cache do Edge e o Cache do site.

Limpando o cache no WordPress com o plugin Kinsta MU.
Limpando o cache no WordPress com o plugin Kinsta MU.

Se você quiser que o cache seja limpo automaticamente para URLs ou caminhos específicos quando fizer alterações em seu site, poderá configurá-los nas Configurações do plugin Kinsta MU. Clique em Kinsta Cache na barra lateral esquerda e adicione as URLs que você deseja limpar quando forem feitas atualizações em seu site. Para obter mais informações, confira nosso guia sobre como adicionar URLs de cache personalizado no plugin Kinsta MU.

Limpe o cache no MyKinsta

Faça login no MyKinsta e vá para Sites WordPress > nome do site > Edge Caching.

Clique no botão Limpar cache para limpar todo o cache.

Limpando o cache do Edge no MyKinsta.
Limpando o cache do Edge no MyKinsta.

Se você precisar limpar apenas URLs ou caminhos específicos, insira a URL no campo Limpar cache de URL e clique no botão Limpar cache de URL. Para limpar também o cache dos subdiretórios sob a URL, marque a caixa ao lado de Limpar cache de todos os subdiretórios sob a URL especifica.

Limpando o cache do Edge para URLs específicas.
Limpando o cache do Edge para URLs específicas.

Nota: Isso limpa apenas o Edge Caching. Se o cache do seu site também precisar ser limpo, você terá que fazer isso separadamente, indo até Ferramentas > Cache do site e clicando no botão Limpar cache.

Limpe o cache com WP-CLI

Se o plugin Kinsta Must Use (MU) estiver instalado, você poderá limpar o Edge Caching (e outros tipos de cache) com o WP-CLI.

Conecte-se ao seu servidor com SSH e navegue até a raiz do documento do seu site:

cd public

Se o plugin Kinsta Must Use (MU) estiver instalado no site, você poderá limpar o cache de página inteira e o Edge Caching (quando o Edge Caching estiver habilitado) com este comando:

wp kinsta cache purge

Para limpartodo o cache, adicione o sinalizador --all:

wp kinsta cache purge --all

Teste o Edge Caching

Antes de testar seu site com uma ferramenta de teste de velocidade, recomendamos que você inspecione os cabeçalhos HTTP de uma página para confirmar se ela está sendo carregada do Edge Caching. Abaixo estão algumas maneiras de verificar os cabeçalhos HTTP do seu site.

Verifique o Edge Caching com o status HTTP e o verificador de redirecionamento da Kinsta

Você pode verificar o status HTTP e a string de redirecionamento de qualquer URL com nosso verificador gratuito de status HTTP e redirecionamento. Usando essa ferramenta, você pode revisar os cabeçalhos de resposta para verificar se o Edge Caching está funcionando.

Escolha uma página que deve ser carregada a partir do Edge Caching e copie a URL da barra de endereços do navegador. Cole essa URL na ferramenta de verificação de redirecionamento e execute a verificação.

Você deverá ver resultados como este:

Os cabeçalhos do Edge Caching, ki-cache-type e Ki-CFCache-Status, no status HTTP e no verificador de redirecionamento.
Os cabeçalhos do Edge Caching, ki-cache-type e Ki-CFCache-Status, no status HTTP e no verificador de redirecionamento.

Role para baixo até que você veja os cabeçalhos de resposta. Nessa seção, há dois cabeçalhos para você verificar os valores: ki-cache-type e Ki-CF-Cache-Status. O cabeçalho ki-cache-type deve ter um valor Edge. O cabeçalho Ki-CF-Cache-Status deve ter um valor HIT ou SAVING.

Verifique o Edge Caching com um navegador web

Você pode usar as ferramentas de desenvolvedor integradas do navegador web para verificar se o Edge Caching está funcionando. Para este exemplo, usaremos o Google Chrome para inspecionar os cabeçalhos HTTP da página inicial do nosso site. Para iniciar as ferramentas de desenvolvedor do Chrome, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e clique em Inspect.

Inspecionar com as ferramentas de desenvolvimento do navegador no Chrome.
Inspecionar com as ferramentas de desenvolvimento do navegador no Chrome.

Em seguida, clique na aba Network e recarregue a página. À medida que a página for carregada, você verá uma lista das solicitações no lado esquerdo da janela das ferramentas do desenvolvedor. Clique na solicitação inicial da página para verificar se o Edge Caching está funcionando corretamente.

Você verá os cabeçalhos do Edge Caching, ki-cache-type e Ki-CFCache-Status, na aba Network das ferramentas de desenvolvimento do navegador.
Você verá os cabeçalhos do Edge Caching, ki-cache-type e Ki-CFCache-Status, na aba Network das ferramentas de desenvolvimento do navegador.

Na aba Headers, role para baixo até que você veja os Response Headers. Nessa seção, há dois cabeçalhos para verificar os valores: ki-cache-type e Ki-CF-Cache-Status. O cabeçalho ki-cache-type deve ter um valor de Edge. O cabeçalho Ki-CF-Cache-Status deve ter um valor de HIT ou SAVING.

Verifique o Edge Caching no Terminal

Se você estiver familiarizado com o uso do Terminal (linha de comando), também poderá verificar os cabeçalhos HTTP com o comando curl. Use o comando abaixo e substitua a URL no final do comando pela URL do seu site.

curl -L -s -o /dev/null -D - https://kinstaexample.com

Depois de executar esse comando, você deverá obter uma resposta como esta:

Você deve obter uma resposta como esta: cabeçalhos do Edge Caching, ki-cache-type e Ki-CFCache-Status, na linha de comando.
Você deve obter uma resposta como esta: cabeçalhos do Edge Caching, ki-cache-type e Ki-CFCache-Status, na linha de comando.

Há dois cabeçalhos para você verificar os valores: ki-cache-type e Ki-CF-Cache-Status. O cabeçalho ki-cache-type deve ter um valor Edge. O cabeçalho Ki-CF-Cache-Status deve ter um valor HIT ou SAVING.

Solução de problemas do Edge Caching

Se o Edge Caching não parecer estar funcionando, há algumas coisas que você pode verificar:

  • O valor do cabeçalho X-Kinsta-Cache: O Edge Caching só armazena em cache a resposta se ela já tiver sido armazenada no cache do site (cache de página inteira). Se o valor X-Kinsta-Cache não for HIT, então a página não está armazenada em cache no Site e não pode ser armazenada em cache pelo Edge Caching.
  • Se você espera que a página seja armazenada em cache e ela não for uma página comumente excluída do cache (por exemplo, wp-admin, cart, my-account, checkout, etc.), verifique com nossa equipe de suporte se a página não contém um padrão de URL excluído ou um cookie nas configurações Nginx do site.

Desabilite o Edge Caching

Depois de habilitar o Edge Caching, você verá uma marca de seleção verde ao lado de Habilitado na parte superior da página. À direita dessa seção, você pode clicar no botão Desabilitar para desabilitar o Edge Caching.

Desabilitar o Edge Caching.
Desabilitar o Edge Caching.

Observações importantes

  1. O Edge Caching será habilitado por padrão em um futuro próximo.
  2. A limpeza do Edge Caching em todos os centros de dados do Cloudflare pode levar de 2 a 5 minutos para ser totalmente concluída. Quando você ver o aviso de conclusão no MyKinsta, aguarde de 2 a 5 minutos para que o cache seja limpo em todos os centros de dados. Se você tiver uma página que precise ser atualizada com mais frequência, nossa equipe de suporte poderá ajudá-lo a excluir essa página do Edge Caching.
  3. O Edge Caching pode ser habilitado em sites de produção e ambientes de teste Premium. Ele não pode ser habilitado para ambientes de teste padrão.
  4. O Edge Caching é incompatível com variações de cache de geolocalização de escopo restrito ou exclusões personalizadas de cache de site avançado, como combinações de cookies e URIs personalizados.
  5. O Edge Caching atende ao cache do site/página da Kinsta, mas não atende a ativos estáticos como imagens, arquivos JavaScript e arquivos CSS. O Kinsta CDN, que é independente do Edge Caching, pode ser habilitado para servir os ativos estáticos do seu site. Se o Kinsta CDN estiver habilitado, seu site terá uma camada de cache adicional gerenciada separadamente do Edge Caching. Você pode limpar o cache do CDN com o plugin Kinsta MU, com o WP-CLI (se o plugin Kinsta MU estiver instalado) ou limpando o cache do CDN no MyKinsta.
  6. Temos regras de cache em vigor para que o Edge Caching funcione com sites padrão do WordPress, BuddyPress, WooCommerce e Easy Digital Downloads. Excluímos URIs e cookies privados comuns, de modo que seu painel do WordPress, fóruns, páginas de carrinho ou qualquer lugar em que um usuário esteja conectado contornará automaticamente o cache. Se você estiver utilizando uma configuração personalizada do WordPress, pode ser que haja seções adicionais do seu site que necessitem ser configuradas para ignorar o cache, ou que regras extras precisem ser implementadas para assegurar compatibilidade. Nesse cenário, você sempre pode entrar em contato com nossa equipe de suporte.
  7. O Edge Caching não funcionará para solicitações que retornam um cabeçalho de resposta Set-Cookie. Por padrão, o cabeçalho de resposta Set-Cookie é removido das respostas em cache em todos os sites recém-criados na Kinsta. Um cabeçalho de resposta Set-Cookie é normalmente usado para fornecer dados destinados a um cliente específico. Ao armazenar em cache esse cabeçalho de resposta, você pode mostrar aos visitantes dados que não se destinam a eles.
  8. O Edge Caching está programado para expirar a cada 30 dias, porém esse período pode ser reduzido caso o Edge Caching fique um tempo sem ser acessado.
  9. Ao atualizar as páginas no WordPress, você não precisa limpar manualmente o cache do site ou o Edge Caching; ambos serão limpos automaticamente.
  10. Se você usar sua própria conta do Cloudflare para o seu site, poderá usar o Edge Caching se não usar as Otimizações Automáticas de Plataforma (APO) do Cloudflare. Esses dois métodos de cache são incompatíveis, portanto, você deverá usar um ou outro, não ambos.
  11. Se você bloqueou endereços IP mal-intencionados com a ferramenta Bloquear IP no MyKinsta e prefere que esses endereços IP bloqueados não tenham acesso, mesmo a uma versão em cache do seu site, nem sejam registrados nas análises, então não é recomendado ativar o Edge Caching. Os endereços IP bloqueados com a ferramenta bloquear IP são bloqueados no nível Nginx, não no nível do Cloudflare. Como o nível do Cloudflare não tem os detalhes sobre os endereços IP bloqueados no nível do Nginx, quando o Edge Caching está habilitado, uma versão em cache do seu site pode ser servida a um endereço IP bloqueado de um centro de dados do Cloudflare. Se você não se importa se um endereço IP bloqueado chega ou não a uma versão em cache do seu site, pode habilitar o Edge Caching. Observação: as visitas a páginas em cache são contabilizadas nas análises, mesmo que o endereço IP esteja bloqueado no nível do Nginx.
  12. O Edge Caching é incompatível com o bloqueio baseado em geolocalização (geo-blocking), como, por exemplo, permitir que apenas determinados países acessem seu site. O bloqueio geográfico ocorre no nível do Nginx, não no nível do Cloudflare. Como o Cloudflare não tem os detalhes de bloqueio geográfico do seu site, quando o Edge Caching está habilitado, uma versão em cache do seu site pode ser servida a um local bloqueado a partir de um centro de dados do Cloudflare. Se você não se importa se um local bloqueado chega ou não a uma versão em cache do seu site, você pode habilitar o Edge Caching.

Dados de desempenho

Durante nossa fase beta, coletamos dados de desempenho de 91 sites para testar as melhorias de velocidade de nosso novo recurso Edge Caching. Aqui estão os resultados:

  • O tempo médio de carregamento de HTML para um site que usa nosso cache de página (X-Kinsta-Cache: HIT) foi de 0,4909 segundos. O tempo médio de carregamento com o Edge Caching foi de 0,2239 segundos, uma melhoria de 45,6% na velocidade, ou seja, você quase reduziu o tempo de carregamento do HTML pela metade!
  • A diferença média de TTFB foi de 51% (0,4025 – 0,2069).

Resumo

Se você quiser acelerar seu site, experimente o Edge Caching. Com ele, você pode servir conteúdo em cache de vários centros de dados com configuração mínima e sem necessidade de plugin adicional.

Este artigo foi útil?