Os planos de hospedagem da Kinsta têm por base o número total de visitas mensais ao seu site recebidos no servidor. O número de visitas em um determinado mês é a soma dos endereços IP únicos registrados a cada 24 horas, de acordo com os registros Nginx. Recentemente, passámos de um modelo de precificação baseado em largura de banda para um modelo de precificação baseado em visitas, por ser mais fácil de entender e calcular pela maioria dos usuários, estabelecendo depois o plano de hospedagem apropriado.

O que é uma Vista?

Kinsta registra o número exato de visitas no seu site WordPress recebidas diariamente pelo servidor web. Poderá ver o resumo das visitas no relatório “Utilização dos Recursos” no MyKinsta Analytics e pode filtrar ele com base nas últimas 24 horas, 7 dias ou 30 dias.

O gráfico é muito dinâmico e inclui vários detalhes. Por exemplo, se destacar um ponto específico na cronologia, ele mostrará algumas estatísticas de comparação, como o número total de visitantes superior em comparação com dia anterior, etc.

Os dados completos da análise são mantidos durante 30 dias. Se está preocupado com a possibilidade de ultrapassar o limite de visitas do seu plano, sugerimos verificar o painel e a seção de análise com maior frequência após afazer a primeira migração para Kinsta. Se está notando um aumento ou uma inconsistência inexplicável no seu tráfego, informe a nossa equipe e iremos investigar mais detalhadamente os registros para encontrarmos a causa.

O que Desencadeia ou Não uma visita

Aqui estão alguns exemplos do que exatamente dispara e não dispara uma visita na Kinsta:

  • Quando alguém acessa seu site e carrega a página, isso é considerado uma visita.
  • Quando alguém acessa seu site e, em seguida, navega para uma nova página, isso ainda é considerado uma única visita.
  • Uma visita a qualquer ambiente (Produção, Teste Padrão ou Teste Premium) conta como uma visita.
  • Quando alguém acessa seu site de dois navegadores diferentes, isso é tratado como uma única visita devido ao fato de ser o mesmo endereço IP.
  • Quando alguém acessa seu site em casa e, posteriormente, no trabalho, eles usarão dois endereços IP diferentes para acessar o site e serão contados como dois visitantes diferentes. Isso também significa que cada visita em um dia a partir de um determinado local será contada apenas uma vez, não importa quantos dispositivos tenham sido usados para carregar seu site desse local, desde que o visitante em questão use a mesma conexão à internet.
  • Visitas de agentes de usuário “bot” conhecidos não são contadas como visitas, e fazemos o nosso melhor para filtrá-las.
  • Solicitações que recebem um retorno 403 não são contabilizadas como visitas.

Contagens de Visitantes Kinsta e Outras Ferramentas de Análise

Nós precisamos entender que as ferramentas de análise de terceiros podem revelar algo diferente do que esperamos. Isso se deve ao fato de que qualquer ferramenta de análise utiliza um conjunto diferente de dados como base para seus cálculos e pode ou não implementar sua própria lógica para mostrar o número total de visitantes humanos, após ter filtrado bots e rastreadores.

Todas as ferramentas mostram também um número diferente com base nos dados que recolheram e no seu próprio conjunto de regras – o que eles consideram ser tráfego irrelevante provocado por bots e o que eles consideram tráfego legítimo.

Google Analytics

O Google Analytics adiciona JavaScript ao seu site, o qual é executado no navegador de cada visitante do site para coletar dados. Isto pode ser configurado manualmente, ou usando um plugin WordPress do Google Analytics. Ele contabiliza o número de usuários e sessões usando os dados recolhidos dos navegadores de visitantes. O Google Analytics foi delineado para exibir apenas visitantes humanos, filtrando bots e rastreando visitantes em vários dispositivos e mudanças de rede (como em uma situação em que um IP de um visitante é alterado).

Segundo a PageFair, até 30% dos usuários de internet usaram bloqueadores de anúncios em 2017 e esse número segue crescendo. A maior parte dos bloqueadores de anúncios colocam o www.google-analytics.com na sua lista negra e impedem que a biblioteca JavaScript de análise envie dados para os servidores do Google. E aqueles que não incluírem o Google Analytics na lista negra por padrão, oferecem ao usuário a opção de o bloquearem com o clique de um botão.

Ou seja, na maioria dos cenários, o Google Analytics não consegue contar os visitantes que estão usando bloqueadores de anúncios. Mas essas visitas continuam sendo contabilizadas na Kinsta, devido ao fato de estarmos registrando visitas ao servidor.

Não existe qualquer valor gerado pelo Google Analytics que seja diretamente comparável com a nossa contagem de visitas. Não recomendamos usar os dados Google Analytics como base para sua estimativa de visitas mensais.

Cloudflare Analytics

O Cloudflare Analytics oferece detalhes sobre quantos visitantes entrarem no seu site. Basta efetuar login no seu painel Cloudflare e clicar no separador “Analytics”.

Cloudflare Analytics
Cloudflare Analytics

O Cloudflare mostra os visitantes únicos durante todo o período de tempo da sua preferência. Ou seja, se você escolher uma visualização semanal, os pontos de dados irão mostrar os visitantes únicos diários, mas a contagem semanal de visitantes, na parte superior do gráfico, contabilizará os visitantes únicos durante toda a semana, independentemente do número de vezes que eles visitaram o domínio diariamente.

Contagem de visitantes do Cloudflare
Contagem de visitantes do Cloudflare

Para comparar corretamente os visitantes do Cloudflare em relação à Kinsta, é necessário adicionar os visitantes diários individualmente ou escolher um único dia, por exemplo a média, e multiplicá-los. Usamos a imagem acima como exemplo. Quando somamos os visitantes diários (70k + 60k + 60k + 55k + 62k + 105k + 80k), a soma é 492,000. Essa é a forma de obter o total que será mais próximo daquilo que verá na Kinsta. Os nossos números não são superiores ao Cloudflare, mas utilizamos um método de cálculo diferente.

Leitura sugerida: Como configurar o APO Cloudflare para WordPress.

Estatísticas do Servidor

Existem no mercado atual muitos outros pacotes de estatísticas de servidor, sendo que um desses pode estar instalado no seu servidor atual. Se tiver acesso às estatísticas do seu servidor atual, poderá provavelmente localizar informações que permitirão estimar visitas com um grau elevado de precisão.

O ponto importante é entender como o pacote de estatísticas do seu servidor atual conta as visitas e como isso se compara com a forma como Kinsta conta as visitas.

Já explicamos o nosso método de contabilização de visitas nesse artigo. Talvez poderá precisar de fazer alguma pesquisa para entender como o pacote de estatísticas no seu servidor atual conta as visitas. Depois disso, poderá usar as estatísticas do seu servidor atual para criar uma estimativa realista de como serão as visitas na nossa plataforma.

O AWStats é um desses programas, presente em muitos hosts web que utilizam o cPanel. Se tiver acesso ao AWStats, a contagem de visitas é semelhante ao nosso cálculo de visitas e deve oferecer uma estimativa razoável de visitas para o dimensionamento de um plano de hospedagem.

Para encontrar esses dados, faça o login no cPanel e clique em “Awstats” na seção “Métricas”.

cPanel AWStats
cPanel AWStats

Procure o total na coluna “Número de visitas”.

Visitas da AWStats
Visitas da AWStats

Bots e Discrepância no Analytics

Quando um bot entra no seu site, ele pode ser ou não contabilizado como uma visita.

Kinsta não contabiliza as visitas de usuários-agentes conhecidos como “bots” e fazemos o nosso melhor para filtrar esses elementos dos nossos dados de análise. Isso também inclui chamadas de API, rastreadores de mecanismos de pesquisa, bots de tempo de atividade, etc. Se identificarmos algo tentando usar a força bruta “wp-login.php”, nós o baniremos da nossa infraestrutura.

Contudo, os bots também são conhecidos por serem falsos usuários, podendo parecer elementos legítimos nos nossos registros de acesso, mas não surgem no Google Analytics ou em outras ferramentas que dependem do JavaScript correndo no navegador do visitante. Por causa disso, é normal existir uma discrepância entre o total de visitas que mostramos e outra ferramenta, especialmente se essa ferramenta depender do JavaScript no navegador.

O tráfego de um bot exige recursos do servidor (RAM/CPU/largura de banda), por isso alguns bots podem ser incluídos no total de visitas, já que os nossos servidores são obrigados a apresentar a página para esses visitantes. Como cortesia, excluímos os bots devidamente identificados, mas, em última análise, o tráfego dos bots exige tanto tráfego para os nossos servidores quanto o tráfego humano.

Se está tendo dificuldades com uma grande discrepância ou um tráfego excessivo de bots, recomendamos implementar uma firewall de aplicativos web (WAF) de um fornecedor de soluções de segurança com boa reputação, como o Cloudflare ou o Sucuri. Esses serviços têm bases de dados extensas sobre o que deve ser considerado tráfego “ruim” e o tráfego desses endereços IP “ruins” é impedido de chegar no seu site Kinsta. Muitos dos nossos clientes identificam uma discrepância muito menor entre as nossas análises e o que o Google Analytics e outras ferramentas relatam depois de usar um desses serviços. Isso, por sua vez, pode poupar dinheiro ao limitar o tamanho do plano de hospedagem necessário para o seu site.

As regras adicionais de proibição de IP ou Usuário-Agente também podem ser adicionadas pela nossa equipe de suporte da Kinsta. Por exemplo, se quiser negar um Usuário-Agente ou um endereço IP específico, compartilhe essas informações com nossa equipe de suporte, e ela adicionará uma regra bloqueando a origem desse tráfego do seu site. Devido ao funcionamento da nossa infraestrutura, isso deve ser feito no servidor e não com um plugin WordPress. Por favor abra um ticket se precisar de ajuda.

Resumo

Resumindo, qualquer programa ou pacote de análise utiliza seu próprio conjunto de dados e metodologia de cálculo para gerar análises. Na Kinsta, a nossa contagem de visitas tem por base os registros brutos de acesso que rastreiam os endereços IP, os quais exigem recursos do seu site, e exclui bots conhecidos.

Tendo em consideração que cada programa usa seus próprios dados e metodologia, não poderemos garantir uma correspondência perfeita entre as nossas análises e as análises geradas por outro programa. Contudo, se você tiver acesso a outro programa de análise que utiliza registros de acesso ao servidor para contabilizar endereços IP de usuários únicos (como o Cloudflare ou o AWStats), essas informações podem ser usadas como base para estimar o número de visitas que seu site receberá quando hospedado na Kinsta.