Cerca de três meses atrás, lançamos a versão beta da API da Kinsta com funcionalidades que incluíam a recuperação de detalhes sobre o WordPress, Aplicativos e Bancos de Dados. Também permitiu a criação de um site WordPress, limpar o cache do site, reiniciar o mecanismo PHP e acompanhar o status dessas operações intensivas em recursos.

Desde então, a equipe da API da Kinsta tem se dedicado a expandir continuamente as capacidades da API, baseando-se em grande parte nas opiniões dos usuários. Kristof Siket, o Líder da Equipe de Desenvolvimento da API da Kinsta, afirmou o papel crucial do seu feedback na definição das prioridades das funcionalidades:

“O feedback dos usuários orienta a priorização da exposição dos recursos. Se você acredita que uma ferramenta ou endpoint específico deve ser incluído na API da Kinsta, sinta-se à vontade para enviar seu feedback.”

O que há de novo na API da Kinsta

A API da Kinsta passou por um crescimento substancial, introduzindo vários novos endpoints para complementar seus serviços existentes. Vamos nos aprofundar nessas adições, destacando como elas enriquecem o gerenciamento de aplicativos, sites WordPress e bancos de dados.

Hospedagem de aplicativos

Após seu lançamento inicial, a API da Kinsta ofereceu acesso a informações relacionadas a aplicativos, incluindo detalhes de implantação e processo, contribuindo para os dados de análise. Agora, essas informações foram organizadas de maneira mais eficaz, permitindo não apenas a recuperação dos detalhes da implantação.

Implantação manual

Você pode agora acionar a implantação de aplicativos através da API com o endpoint de implantação manual. Isso significa que agora você pode implantar programaticamente um aplicativo através de vários meios, como o terminal, um pipeline CI/CD ou uma solicitação HTTP.

Kristof observa que “embora a implantação manual ainda não seja equivalente ao comando kinsta deploy ou kinsta up da CLI da Kinsta (que implantaria diretamente do sistema de arquivos em vez de uma branch do Git), ela já é um recurso valioso para personalizar fluxos de trabalho”.

A implantação manual permite que você adote metodologias de implantação e entrega contínuas em seu fluxo de trabalho de DevOps, conforme detalhamos em artigos que apresentam as ações do GitHub e a integração do CircleCI:

Hospedagem de WordPress

O número de endpoints para hospedagem de WordPress cresceu significativamente em comparação com outros serviços.

Bloquear/desbloquear endereços IP

Além das ferramentas de limpar o cache do site e reiniciar o site do mecanismo PHP, agora temos endpoints para você obter a lista de IPs negados e outra para atualizar a lista. Isso simplifica o processo de bloqueio de endereços IP indesejados, sejam eles de bots, spammers ou outras fontes de comportamento mal-intencionado.

Limpando o Edge Caching

Também criamos endpoints para limpar o Edge Caching de um site com seu ID de ambiente. Isso é inestimável para agências que gerenciam vários sites, pois permite a integração com ferramentas como o Slack ou interfaces personalizadas, eliminando a necessidade de navegar em várias páginas do MyKinsta.

Ambientes do site

Um conjunto notável de novos endpoints também foi lançado, permitindo operações CRUD para ambientes de sites WordPress. Isso inclui a recuperação de detalhes do ambiente, a criação de ambientes de sites WordPress, a criação de ambientes simples sem instalações do WordPress, a clonagem de ambientes existentes e a exclusão de ambientes de sites WordPress.

Clonar e excluir sites

Além disso, introduzimos o endpoint de clonagem de site. Kristof explica que “a clonagem foi um recurso solicitado, especialmente para agências que pretendem criar sites a partir de um site base com todos os plugins e temas necessários pré-instalados”.

Também incorporamos o endpoint de exclusão de site, que agora complementa o endpoint de criação de site. Você pode iniciar a criação e a exclusão de sites por meio da API.

Exemplos

Escrevemos vários guias que mostram diversas aplicações dos endpoints de hospedagem de WordPress:

Hospedagem de banco de dados

Embora não tenham sido feitas grandes adições aos endpoints de hospedagem de banco de dados, descontinuamos o endpoint de obter o banco de dados por nome em favor de obter o banco de dados com ID.

Comece a usar a API da Kinsta hoje mesmo

Você pode fazer muita coisa com a API da Kinsta. Sinta-se à vontade para consultar nossa documentação para entender o que é possível fazer com a API, como começar e os vários níveis de permissão e limites da API.

Você pode liberar o poder da automação e aumentar a eficiência com a conveniência da API Kinsta. Comece hoje mesmo!