Você pode se surpreender com a diferença que uma pequena mudança pode fazer – ou com a irritação que uma funcionalidade mínima pode causar quando você não sabe como alterá-la.
Você provavelmente já percebeu que os usuários sempre são redirecionados para uma página específica após fazerem o login, e isso pode não fazer sentido para o seu site. O lugar para onde as pessoas são direcionadas após o login pode ter um impacto maior na experiência do usuário do que você imagina, poupando-lhes tempo ou evitando confusão.
Mas quando se trata de editar essa pequena e obscura funcionalidade, por onde começar? Se você quer mudar a página de redirecionamento após o login no WordPress, este tutorial irá guiá-lo tanto com plugins quanto manualmente com código PHP.
Confira nosso Video Guide on How To Redirect WordPress Users After Login
Por que redirecionar usuários do WordPress após o login?
Por padrão, todos os usuários são direcionados para o painel de controle após o login. Embora eles só possam ver e interagir com as partes do painel às quais têm acesso (os assinantes, por exemplo, só poderão editar seu próprio perfil), esse ainda não é sempre um comportamento desejável.
Dependendo do tipo de site que você administra, pode fazer mais sentido enviar novos logins para algum outro lugar. Você pode até querer que usuários de diferentes funções sejam redirecionados para páginas diferentes inteiramente (admin para o painel de controle, usuários para a página inicial, e assim por diante).
Alguns exemplos do que você pode querer mudar:
- Evitar qualquer interação com o backend direcionando os usuários diretamente para a página inicial.
- Enviar usuários para a página de perfil público deles.
- Devolver os usuários à página em que estavam antes de fazer o login.
- Em sites de assinatura, direcioná-los para onde ficam os conteúdos exclusivos.
- Em fóruns, levá-los para a página principal do fórum.
- Para sites de eCommerce, enviar compradores para a página da loja, lista de desejos, carrinho de compras, etc.
Muitos temas e plugins podem mudar isso também. Talvez você tenha notado que os usuários estão sendo redirecionados de repente para a página inicial no login e querem mudá-la de volta.
Embora este seja um pequeno elemento UX e muitos sites provavelmente nunca irão notar ou mudá-lo, ele pode ter um impacto surpreendentemente grande em seus usuários, tornando a navegação em seu site um pouco menos desorientadora.
Infelizmente, não há uma configuração para mudar a página de redirecionamento de login integrado no WordPress. Se você quer enviar seus usuários para outro lugar, você terá que usar um plugin ou codificá-lo você mesmo (ou, se você estiver usando a hospedagem da Kinsta, usar nossas regras de redirecionamento integrados). Felizmente, estamos aqui para orientá-lo no processo.
Como redirecionar usuários WordPress após o login: 2 métodos
Pronto para fazer essa pequena, mas crucial, mudança? Você tem duas opções: Baixar um plugin ou alterar o código do seu site.
Codificar você mesmo definitivamente tem algumas vantagens. Se você é proficiente em PHP, tem total controle sobre como o redirecionamento de login funciona. Você não precisa depender de plugins que talvez não realizem o que você precisa, e também não terá que sobrecarregar seu site com mais plugins.
Por outro lado, nem todos sabem como codificar, e uma linha errada pode realmente bagunçar o seu site, então não é recomendado para iniciantes lidarem com isso manualmente. Os plugins são muito mais fáceis de usar e requerem menos tentativas e erros para garantir que seu código esteja funcionando corretamente.
Kinsta oferece o melhor dos dois mundos com regras de redirecionamento, que permitem que você configure redirecionamentos de página sem um plugin ou código.
Caso contrário, é recomendado que você apenas instale um plugin até que você esteja confortável o suficiente com o código para escrevê-lo você mesmo.
Redirecionando com um plugin
Plugins são uma forma rápida de realizar as coisas com apenas uma pequena configuração fácil. Aqui, selecionamos três dos melhores que você pode usar para editar a URL de redirecionamento do seu login.
Estes não são os únicos plugins com esta funcionalidade; por exemplo, WPForms (com seu complemento de Formulários de Registro de Usuário) e WP User Manager também fornecem redirecionamentos de login junto com todos os seus outros recursos.
Alguns temas também mudarão a página de redirecionamento, mas é difícil procurar especificamente por aqueles que fazem isso.
Mas estes três plugins são dedicados principalmente a redirecionamentos de login. Eles são pequenos arquivos e não adicionam nenhuma funcionalidade desnecessária.
LoginWP
O primeiro plugin é o LoginWP, que lhe dá a capacidade de definir regras de redirecionamento para usuários e funções específicas, bem como alterar o redirecionamento do registro do usuário.
A versão pro se integra com mais de uma dúzia de diferentes plugins e, mais notavelmente, permite que você redirecione os usuários de volta para a página em que fizeram login. Se é isso que você está buscando, você terá que pagar ou tentar um plugin diferente.
Caso contrário, o LoginWP é gratuito para usar e poderoso, porém simples com suas regras de redirecionamento.
Para começar, instale LoginWP de Plugins > Add New, depois procure pelo novo item LoginWP menu em sua barra lateral. Navegue até LoginWP > Redirections.
Existem várias configurações que você pode alterar aqui, mas observe o cabeçalho All Other Users e a opção Login URL. Altere isso para a URL que você deseja e clique em Salvar Alterações. Isso será aplicado a todos os usuários logados.
E se você quiser configurar um redirecionamento condicional de URL, como para determinados funções de usuário? Nesse caso, clique no botão Adicionar Novo para configurar uma regra de redirecionamento. Você pode criar regras com base em usuários individuais, funções e até mesmo certas capacidades de usuário que podem abranger várias funções.
Defina a Order de modo que, se duas de suas regras entrarem em conflito, aquela com o número mais baixo terá prioridade. Então coloque a URL para a qual você deseja redirecionar na caixa Login URL e clique em Save Rule.
Simples assim. Você pode usar essas regras para isentar administradores de regras globais de redirecionamento ou direcionar certos usuários para uma página especial.
Sky Login Redirect
Para um plugin gratuito, o Sky Login Redirect é muito poderoso. Ele sozinho permite que você configure regras de redirecionamento, personalize a aparência da sua página de login e habilite pequenos ajustes como marcar automaticamente a caixa “Remember Me” ou remover certos links na página.
A versão pro se integra com vários plugins como o WooCommerce ou Easy Digital Downloads e também adiciona recursos opcionais extras como restrição de conteúdo.
Assim que você instalar o Sky Login Redirect, vá para o novo link Login Redirect sidebar e certifique-se de que você está na aba Redirects. Clique em Add Entry para começar.
Escolha se deseja redirecionar todos os usuários, um usuário específico ou um perfil específico. Em seguida, escolha se deseja redirecionar os logins e logouts para a página anterior, uma página/URL específica ou apenas para a página de administração do WordPress.
Arraste e solte suas regras para mudar a ordem de execução de suas regras de redirecionamento (como quando os usuários têm múltiplas funções que se aplicam). Números mais baixos têm maior prioridade, então configure primeiro as regras específicas para usuários e deixe as mais gerais por último.
Quando terminar, clique em Save Changes no canto superior direito.
Se você quiser fazer regras específicas de usuário ou função, você também precisará configurar uma regra extra para aplicar ao resto de seus usuários – mesmo que seja apenas manter o comportamento padrão de redirecionamento para a página de administração.
WP Login e Logout Redirecionar
Se você está em busca do plugin mais simples e compacto possível, o WP Login e Logout Redirect pode ser o ideal. Talvez você não tenha interesse em nenhum dos recursos extras oferecidos pelos outros dois plugins, e este vai direto ao ponto.
Após a instalação, você encontrará o novo menu Redirect Options em sua barra lateral. Clique nele, e você verá duas caixas: Login Redirect URL e Logout Redirect URL. Insira a URL que você deseja e clique em Save Changes, e pronto.
O plugin também adiciona um recurso adicional: Em Users > All Users, você verá um novo Last Login que mostrará o último dia e hora em que o usuário fez o login. É um extra pequeno, mas interessante.
Redirecionar usando código personalizado
Se você prefere não usar um plugin, os plugins não estão funcionando para você, ou você quer fazer algo que eles não conseguem, então você talvez precise escrever seu próprio código personalizado. Isso é recomendado apenas para usuários avançados e aqueles familiarizados com PHP. Claro, você sempre pode contratar um desenvolvedor se não se sentir à vontade.
Antes de inserir e executar o código, você deve fazer backup do seu site – só por precaução. Se algo der errado, como você acabar em modo de manutenção ou ficar preso em um loop de redirecionamento interminável, você sempre pode restaurar um backup.
Para escrever seu próprio código de redirecionamento personalizado, você deve se familiarizar com o filtro login_redirect. Esta página irá explicar como o filtro funciona, e há alguns exemplos de como aplicar este conhecimento nos comentários.
Aqui está um exemplo muito simples para você começar:
function custom_login_redirect() {
return 'home_url()';
}
add_filter('login_redirect', 'custom_login_redirect');
Este código fará com que todos os usuários sejam redirecionados para a página inicial quando eles entrarem no seu site. Isso é tudo que ele faz! Se você quiser, você pode mudar “home_url()” para uma URL de sua escolha. Por exemplo, substituir ‘home_url()’ por ‘/blog’ irá direcionar os usuários para a página do blog do seu site.
Agora que você tem seu código, onde colocá-lo? Você tem duas opções aqui: A primeira é editar seus arquivos de temas diretamente, e a segunda é usar um plugin que lhe permite inserir o código.
Se você escolher editar arquivos de temas, você deve primeiro criar um child theme, ou você pode descobrir que suas regras de redirecionamento desapareceram de repente na próxima vez que o WordPress ou suas atualizações de temas forem feitas.
Enquanto você pode editar arquivos WordPress através de FTP ou de um editor de código, isto não é necessário. O WordPress vem com um editor de arquivos integrado no painel de controle. Comece indo para Appearance > Theme File Editor. Na barra lateral de Theme Files à direita, procure por Theme Functions (functions.php) e clique nele. Role até o final e insira o código acima. Em seguida, clique em Update File.
Depois disso, teste fazendo logout e login novamente. Tudo deve estar funcionando como esperado.
Se você não quer lidar com child theme, uma opção mais fácil é instalar um plugin que lhe permite inserir código.
Para isso, usaremos o Code Snippets.
Uma grande vantagem aqui é que, se você algum dia quiser editar seu código ou desativá-lo rapidamente, será muito fácil encontrá-lo. Cada trecho de código é contido em sua própria página, facilmente acessível.
Instale o plugin Code Snippets, depois vá até Snippets > Add New. Certifique-se de que você está na aba Functions, então cole seu código ou nosso exemplo. Deixe selecionada a opção Run snippet everywhere. Clique em Save Changes e Activate quando terminar.
Qualquer que seja o método que você escolher, você deve notar que as novas regras de login estão funcionando perfeitamente.
Por fim, se você não se sente confortável com código, mas também não quer usar um plugin, você pode experimentar as regras de redirecionamento da Kinsta. Isso é mais apropriado quando você está tentando redirecionar todos os usuários para longe de /wp-admin completamente, como se estivesse usando um painel separado.
Isso afetará você e todos os outros, então seja cauteloso e certifique-se de testar sua nova regra. Você também deve usar o HTTP Status and Redirect Checker para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.
Resumo
A experiência do usuário é uma parte crucial do web design. Pode não parecer tão importante, mas a página na qual seus usuários acabam entrando pode ter um grande impacto. Você pode usá-la para direcioná-los para os lugares que você quer que eles vão ou para evitar confusão e poupar tempo.
Se as regras de redirecionamento de login padrão do WordPress não estiverem resolvendo, então você mesmo pode configurá-las, seja manualmente ou com um plugin. Este último é o mais fácil, mas cada método tem seus benefícios.
E não se esqueça das regras de redirecionamento da Kinsta dentro do MyKinsta. Isso pode salvar você de ter que baixar um plugin ou aprender PHP apenas para fazer uma pequena mudança. Falando em redirecionamento, se você quiser acesso à hospedagem Kinsta e todos os seus benefícios, oferecemos migrações ilimitadas e gratuitas em todos os planos.